segunda-feira, 9 de abril de 2012

o mendigo e a barriga

Para o adeus,

Era uma vez um mendigo. E como mendigo, não havia nada de especial na sua vida, além da fome, pobreza e solidão. O mendigo que eu falo, como tantos outros, habitava as ruas do centro de alguma cidade, e durante a noite lutava contra todos obstáculos em busca de um lugar quente para dormir.

O mendigo tinha fome. Sim. E mais do que isto, a sua fome era denunciada por sua barriga, que de minuto em minuto fazia ronc ronc para lembrar ao mendigo que estava vazia. Passaram muito tempo, e os dias do mendigo era sempre iguais. Enfrentava durante o dia a vida, e pela noite escutava as reclamações de sua barriga. Uma certa noite, o mendigo ouviu sua barriga dizer: Tenho fome. O mendigo achou que estava tendo alucinações, mas pela manhã ele percebeu que sua barriga havia mesmo aprendido a falar. A cada frase que escutava, a barriga do mendigo repetia, e não demorou muito para falar frases que duravam longo tempo.
O mendigo sentiu muita vergonha da sua barriga e procurou um local vazio da cidade onde pudesse ficar sem ninguém ouvir a sua barriga. Antes de dormir, a barriga deu vários conselhos ao mendigo e se desculpou por fazer ele sentir vergonha. Passaram toda noite conversando, falaram sobre a infância, sobre sonhos… até piadas contaram. Apesar de estarem muito famintos, a conversa parece que vez o mendigo, e a barriga, esquecerem que estavam vazios. A barriga prometeu ficar em silêncio sempre que o mendigo fosse ao centro procurar alguma comida. Em algumas semanas, a barriga e o mendigo eram os melhores amigos, sempre conversavam antes de dormir,o mendigo ensinava novas palavras pra barriga, e contavam suas dores, suas vontades… até mesmo piadas contavam. Foi em uma dessas conversas noturnas, depois de muito tempo, que a barriga, que tinha se tornado muito sábia, falou ao mendigo que uma barriga que fala não é comum. O mendigo concordou, mas não entendeu onde a barriga queria chegar com tal conversa. Então a barriga explicou que eles poderiam fazer espetáculos na rua, sim, a barriga até sabia algumas piadas, assim com o dinheiro o mendigo poderia alimentar-se.

Na manhã seguinte, o mendigo seguiu para uma das ruas mais movimentadas do centro, onde costumava pedir esmola, e anunciou para todos os pedestres a sua barriga falante. Logo chamou atenção de todos, que acharam incrível uma barriga que falava e contava piada, como é de se esperar. Foi um dia incrível. Na noite, o mendigo comprou várias comidas e riram um bocado, a barriga estava cansada do dia agitado e adormeceu primeiro que o mendigo. Ele tava feliz, demorou um pouco até dormir, pensando no espetáculo do dia seguinte.Passaram-se os dias, e a barriga e o mendigo tornaram-se famosos pela cidade, todos queriam ver de perto a barriga falante. Até foram convidado pela televisão para um programa de humor onde a barriga contaria piadas.
O mendigo ganhou uma casa, tinha dinheiro para se alimentar, enfim, era feliz.
Passaram-se os dias, saciou a fome.
E nunca mais sua barriga falou.

Nenhum comentário: